A dieta ortomolecular é baseada no equilíbrio de doses de minerais e vitaminas no organismo, para ter um corpo saudável e ocorrer a perda de peso, além de prevenir o envelhecimento.
Desenvolvida pelo químico Linus Pauling, ganhador do Prêmio Nobel, tem como foco ajustar o organismo a partir do consumo de alimentos naturais e de forma individualizada.
Portanto, a ortomolecular visa a prevenção e cura de doenças a partir de doses de vitaminas, aminoácidos, minerais e demais substâncias. A medicina ortomolecular é um tipo de terapêutica complementar que muitas vezes faz uso de suplementos nutricionais e alimentos ricos em vitaminas, como a vitamina C ou vitamina E, para reduzir a quantidade de radicais livres no organismo, evitando que o corpo esteja num processo constante de inflamação e evitando o surgimento de algumas doenças comuns do envelhecimento, como artrite, cataratas ou até mesmo câncer.
Para que serve a dieta ortomolecular?
Atualmente, a dieta ortomolecular é bastante usada para tratar distúrbios e promover o rejuvenescimento. Os principais motivos que levam pessoas a procurarem este tipo de dieta estão:
- Perda de peso;
- Envelhecimento precoce;
- Fadiga crônica;
- Tensão pré-menstrual (TPM);
- Menopausa e andropausa;
- Queda de cabelo;
- Insônia;
- Déficit de atenção e de memória;
- Enfraquecimento de unhas.
A variedade de razões se deve pelo princípio da ortomolecular em tratar qualquer tipo de patologia e ainda auxiliar na prevenção, evitando danos maiores ou mesmo que qualquer doença em específico possa progredir.
Alimentos permitidos em uma dieta ortomolecular
Apesar da variedade alimentar ser ampla, a ortomolecular tem restrições que vão desde o cultivo até o modo de preparo dos pratos. Alguns dos alimentos permitidos são:
- Frutas e verduras orgânicas;
- Proteína animal – o mais orgânica possível, livre de conservantes;
- Farinha (somente integral).
Entretanto, há alguns alimentos que não são permitidos na dieta. O cardápio da dieta ortomolecular pode variar de pessoa para pessoa. Porém, em geral, costuma-se cortar:
- Leite;
- Manteiga;
- Margarina;
- Produtos industrializados – sucos, sopas, caldos, enlatados;
- Bebidas alcoólicas;
- Carne vermelha – somente carne vermelha magra é liberada.
Além disso, como funciona principalmente pelo uso de antioxidantes, a dieta ortomolecular também pode melhorar o aspecto da pele, melhorando a elasticidade e disfarçando marcas do envelhecimento, como rugas e manchas escuras, por exemplo.
Dra. Alessandra Leite: implantes hormonais, medicina nutricional, emagrecimento e hipertrofia para mulheres
Hoje, aos 44 anos, sou uma médica experiente, tendo atuado há mais de 15 anos em diversos hospitais e clínicas renomadas como clínica geral e anestesista.
Atualmente, sou chefe do centro cirúrgico do Hospital referência Marieta Konder, localizado em Itajaí/SC, onde atuo, junto com outros médicos sócios, na orientação e formação de residentes médicos de anestesiologia.
Sou pós-graduada em Envelhecimento Saudável/Modulação Hormonal/Medicina Nutricional e Implantes Hormonais.
Os serviços médicos precisam de um espaço de confiança, aconchegante e bem estruturado para serem realizados. E é por isso que meu consultório está localizado na Verde Esmeralda SPA, na Rua Jorge Tzaschel, nº 132, bairro Fazenda, em Itajaí/SC.