Para realizar suas diversas funções, o nosso corpo entra em um processo de oxidação dos tecidos, produzindo os compostos chamados de “radicais livres”. Eles são essenciais para várias tarefas, como defesa do organismo, fertilização e até produção de energia. Contudo, alguns podem gerar efeitos negativos. Ainda bem que temos como combatê-los com os alimentos antioxidantes.

Com os cuidados certos nas nossas refeições, podemos amenizar os danos ao material genético, mutações celulares errôneas, envelhecimento precoce e outros problemas gerados pelos radicais livres em excesso.

Agora, você deve estar se perguntando: quais são esses alimentos antioxidantes tão poderosos? Vou te mostrar neste material. Confira!

Os benefícios dos alimentos antioxidantes

Antes de tudo, é interessante saber que esses alimentos são cheios de nutrientes, como vitaminas A, C e E, além de minerais, aminoácidos e outras substâncias benéficas. Portanto, os efeitos positivos deles para a nossa saúde são vários.

Entre os poderes estão a prevenção de Doença de Alzheimer, controle do colesterol e pressão arterial, fortalecimento do sistema imunológico e menores riscos de desenvolvimento de diversas outras enfermidades neurodegenerativas.

Portanto, sempre indico aos meus pacientes que coloquem no cardápio os seguintes alimentos antioxidantes:

Açaí
Nos últimos anos, o açaí passou a ser mais presente no nosso dia a dia, principalmente para as pessoas que não moram na região Norte. Afinal, ele é delicioso e ótimo para refrescar.

Porém, vamos focar nos aspectos da saúde, porque os benefícios são muitos! A função antioxidante dele é capaz de adentrar as células e impedir as ações danosas dos radicais livres.

Também possui substâncias chamadas de “esteróis”, que promovem uma melhor circulação sanguínea e, consequentemente, previne contra doenças cardiovasculares.

Mirtilo

Os mirtilos são deliciosos e ficam ótimos para comer com iogurtes naturais ou saladas. É claro que essas pequenas frutas também são muito ricas em antioxidantes, em razão dos compostos fenólicos, que são muito competentes em combater os radicais livres.

Também possui boas doses de potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Isso sem esquecer que evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Gengibre

Quando falamos em alimentos antioxidantes, não podemos deixar de lado o gengibre! Ele é maravilhoso para a prevenção de diabetes, câncer e infecções, além de amenizar cólicas menstruais.

Por ainda ser anti-inflamatório, também combate a azia, gastrite e dores musculares. Enfim, não pode ficar de fora da nossa alimentação!

Leia também: 7 sintomas de desequilíbrio hormonal

Abacaxi é um dos alimentos antioxidantes

Antioxidante, anti-inflamatório, anticoagulante e antibacteriano: todos esses benefícios estão em uma só fruta, o abacaxi. Portanto, coloque essa delícia no seu dia a dia caso queira fortalecer o sistema imunológico, controlar o colesterol, prevenir o câncer e até mesmo emagrecer.

Couve

Coma a couve ou faça um suco dela para obter uma grande quantidade de carotenóides e flavonóides, que são compostos especializados no combate aos radicais livres.

Com esse alimento antioxidante, você deixará o seu organismo ainda mais protegido contra infecções virais e bacterianas.

Banana

A fruta que sempre está na casa dos brasileiros, a banana, é rica em manganês, um antioxidante que melhora a atividade cerebral. Ela está ligada à prevenção da Doença de Alzheimer e também da epilepsia.

Chocolate é um dos alimentos antioxidantes? Sim!

O alimento mais amado por todos é antioxidante! Estou falando do queridinho chocolate, mas é bom que ele seja 70% cacau, pois possui uma maior quantidade dos nutrientes da fruta e menos açúcar.

Um destaque é a proteção gerada para a pele contra a radiação solar, além da melhora das funções cognitivas e do funcionamento intestinal.

Não posso deixar de falar que o chocolate também é ótimo para a saúde mental, uma vez que promove a sensação de bem-estar,

Inclua o café na lista

O café, bebida que não pode faltar no começo do dia, também é antioxidante. Estudos mostram que os polifenóis presentes nos grãos são capazes de diminuir os riscos de câncer de intestino.

Então, pode continuar bebendo o seu cafezinho, mas só não exagere.

Quais alimentos antioxidantes priorizar?

Para a resposta dessa pergunta, é importante realizar uma avaliação médica particular. Afinal, cada pessoa terá condições específicas de saúde, que irão exigir mais cuidados em determinadas áreas.

Então, caso você queira conversar mais sobre os alimentos oxidantes na sua rotina e como usá-los em seu benefício, marque uma consulta e eu vou te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *