Dizem que só percebe a importância de dormir bem quem está com problemas de sono. Afinal, o momento do descanso parece ser muito simples e é esperado por todos, mas ninguém está imune de também sofrer com transtornos na hora de fechar os olhos.

Além do cansaço e do desânimo, noites mal dormidas também deixam reflexos negativos em várias funções do corpo, inclusive com a possibilidade de deixar sequelas graves. Infelizmente, os dados sobre o tema são preocupantes: segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de pessoas em nosso país sofrem com a insônia.

Portanto, eu decidi te mostrar mais sobre esse assunto neste material que preparei. Quero que você veja a importância de dormir bem e, caso não esteja conseguindo descansar, procurar ajuda médica.

Quantas horas de sono são necessárias?

Você sabia que, para cada faixa etária, são necessárias diferentes quantidades de horas de sono? As recomendações mais frequentes são:

● adultos: 7 a 8 horas;
● adolescentes: 8 a 10 horas;
● crianças: 9 a 13 horas;
● bebês: 12 a 16 horas.

Vale ressaltar que esses períodos devem ser ininterruptos. Não adianta ficar na cama por 8 horas, mas dormir apenas 5 ou ter o sono interrompido a cada hora, por exemplo.

5 benefícios à saúde gerados ao dormir bem

Quando dormimos bem, nosso corpo tem a capacidade de se recuperar dos estresses e traumas sofridos cotidianamente. É o momento dos órgãos, tecidos e células entrarem em ação para se prepararem para o novo dia.

Portanto, podemos listar 5 principais funções beneficiadas quando descansamos. Confira:

Manutenção do peso e emagrecimento

Você quer emagrecer? Então, saiba que não é só suar na academia que irá te ajudar! Dormir também é essencial para atingir esse objetivo. O motivo está no fato de que o organismo realiza a regulação dos hormônios grelina e leptina, que administram as sensações de fome e de saciedade.

Também é o momento das fibras musculares se recuperarem do treino e ainda é feita a liberação do hormônio do crescimento. Assim, há o ganho de massa muscular.

Dormir bem é igual a ter uma melhor saúde mental

Claro que não posso deixar esse tópico de lado, pois a saúde só fica completa quando a mente está em paz.

Você já deve ter percebido que, depois de noites ruins, acordou cansado, teve sonolência diurna e também mais irritabilidade e estresse.

Imagina, então, passar por isso com frequência. Nessas situações, a saúde mental fica abalada, podendo prejudicar muito a qualidade de vida e até levar ao desenvolvimento de transtornos mais graves, como depressão e ansiedade.

Controle dos níveis de glicose no sangue

Uma boa noite de sono também é fundamental para o controle dos níveis de glicose no sangue. Isso porque, com a falta de descanso, o corpo entra em um ciclo de estresse, por meio do hormônio cortisol, o que pode prejudicar a ação de outra substância, a insulina, que faz a manutenção da glicemia.

Além disso, uma pessoa cansada tem maior tendência a comer carboidratos refinados e açúcar, o que piora ainda mais as chances de desenvolver diabetes.

Para ter um sistema imunológico forte, é necessário dormir bem

Outro ponto positivo de ter boas noites de sono é o melhor funcionamento do sistema imunológico. Afinal, evitamos o ciclo de inflamação que mencionei acima, que pode levar a uma fraqueza do corpo ao ter que “lutar” contra microrganismos invasores.

O coração também bate mais saudável

Dormir bem também é cuidar da saúde cardiovascular, evitando quadros de hipertensão e calcificação dos vasos sanguíneos. Assim, ajudamos o organismo a prevenir danos graves como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Como melhorar a qualidade do sono?

Você está enfrentando problemas para dormir bem? Depois de te mostrar os benefícios de uma boa noite de descanso, vou te dar algumas dicas para melhorar a qualidade do sono:

1. evite fazer refeições pesadas à noite;
2. deixe de mexer em telas (celular, computador e tablet, por exemplo) cerca de duas horas antes de ir para a cama;
3. procure manter uma rotina, dormindo e acordando sempre nos mesmos horários;
4. tenha um quarto com temperatura agradável e pouca iluminação;
5. está com muitas preocupações na mente? Anote-as em um papel e tente “esvaziar” o seu cérebro.

Nenhuma dessas orientações funciona com você? Então, é o momento de procurar ajuda médica.

Estou à disposição para te auxiliar. Clique no botão abaixo para marcar um horário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *