Sendo um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo na glândula pineal do cérebro, a melatonina possui como principal função regular o ciclo circadiano, estimulando o sono ao final do dia.
Entretanto, essa não é sua única função. A melatonina promove também o bom funcionamento do organismo e atua como um antioxidante.
A produção de melatonina acontece especialmente no fim do dia, quando já não existem estímulos luminosos e o metabolismo está mais lento, o que faz com que sua produção aconteça principalmente à noite.
Por isso, na hora de dormir, é importante evitar a luminosidade, estímulos sonoros ou aromáticos que possam acelerar o metabolismo e diminuir a produção de melatonina.
Geralmente, a produção de melatonina diminui com o envelhecimento e é, por isso, que os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos ou idosos. Apesar de ser naturalmente produzido pelo organismo, é possível também obter a melatonina através de suplementos ou medicamentos, que devem ser consumidos sob orientação de um médico.
Benefícios da melatonina
Vários estudos demonstram que a melatonina contribui para uma melhor qualidade do sono e ajuda a tratar a insônia, por aumentar o tempo total de sono, e diminuir o tempo necessário para adormecer em crianças e adultos.
Devido ao seu efeito antioxidante, foi demonstrado que a melatonina contribui para o fortalecimento do sistema imune, ajudando a prevenir diversas doenças e a controlar doenças psicológicas e relacionadas ao sistema nervoso.
Assim, a melatonina pode ser indicada para auxiliar no tratamento do glaucoma, retinopatia, degeneração macular, enxaqueca, fibromialgia, Alzheimer ou isquemia, por exemplo.
Além disso, ajuda a melhorar a depressão sazonal, um tipo de depressão que acontece durante o período de inverno e que provoca sintomas como tristeza, sono em excesso, aumento do apetite e dificuldade de concentração.
Este transtorno ocorre com mais frequência em pessoas que vivem em regiões em que o inverno dura muito tempo, e está associado à diminuição de substâncias do corpo ligadas ao humor e ao sono, como a serotonina e a melatonina.
Fonte: TuaSaude.
Dra. Alessandra Leite: implantes hormonais, medicina nutricional, emagrecimento e hipertrofia para mulheres
Hoje, aos 44 anos, sou uma médica experiente, tendo atuado há mais de 15 anos em diversos hospitais e clínicas renomadas como clínica geral e anestesista.
Fui chefe do centro cirúrgico do Hospital Marieta Konder, localizado em Itajaí/SC, e trabalho como anestesista onde junto com outros colegas na formação de residentes médicos de anestesiologia.
Sou pós-graduada em Envelhecimento Saudável/Modulação Hormonal/Medicina Nutricional e Implantes Hormonais.
Os serviços médicos precisam de um espaço de confiança, aconchegante e bem estruturado para serem realizados. E é por isso que meu consultório está localizado na Verde Esmeralda SPA, na Rua Jorge Tzaschel, nº 132, bairro Fazenda, em Itajaí/SC.