A testosterona baixa na mulher pode ser notada através do aparecimento de alguns sinais, e essa situação está normalmente relacionada com insuficiência adrenal (deficiência na produção hormonal) e com a menopausa.
Para aumentar os níveis de testosterona na mulher é importante que o médico seja consultado para que seja identificada a causa da testosterona baixa e possa ser indicada a melhor forma de tratamento, promovendo a sensação de bem-estar.
Nas mulheres, é normal que os níveis de testosterona circulantes sejam menores do que os níveis dos homens, já que esse hormônio é responsável pelas características secundárias masculinas.
Porém, a circulação de quantidades ideais de testosterona na mulher é importante para que várias funções do organismo sejam mantidas.
Quais os sinais de testosterona baixa na mulher?
A diminuição da quantidade de testosterona na mulher pode ser percebida por meio de alguns sinais, sendo os mais característicos:
-
- Desinteresse sexual;
- Redução do bem-estar;
- Mudanças de humor;
- Falta de motivação;
- Fadiga persistente;
- Diminuição da massa muscular;
- Ganho de peso;
- Acúmulo de gordura corporal;
- Menor massa óssea.
A confirmação de que a testosterona está insuficiente na mulher é feita através do exame de sangue, como a dosagem de testosterona livre no sangue, por exemplo.
A diminuição da concentração de testosterona na mulher pode acontecer devido a diversas situações, sendo as principais envelhecimento, sedentarismo, alimentação inadequada e falência ou retirada dos ovários.
Além disso, é comum que na menopausa haja alteração nos níveis hormonais, incluindo os níveis de testosterona, o que também influencia nos sinais e sintomas característicos da menopausa.
Como aumentar a testosterona na mulher
O aumento da quantidade de testosterona na mulher deve ser feito sob indicação médica e normalmente é recomendado quando a mulher apresenta concentração de testosterona no sangue iguais ou menores que 25 ng/dL.
Assim, algumas opções de remédios à base de testosterona que podem ser indicados pelo ginecologista são:
-
- Testosterona injetável, que pode ser encontrada sozinha ou combinada com estrogênios;
- Testosterona em comprimidos, que pode ser manipulada ou encontrada na farmácia convencional. A dose mais segura é de 1,25 mg a 2,5 mg ao dia.
Fonte: TuaSaude.
Dra. Alessandra Leite: implantes hormonais, medicina nutricional, emagrecimento e hipertrofia para mulheres
Hoje, aos 44 anos, sou uma médica experiente, tendo atuado há mais de 15 anos em diversos hospitais e clínicas renomadas como clínica geral e anestesista.
Fui chefe do centro cirúrgico do Hospital Marieta Konder, localizado em Itajaí/SC, e trabalho como anestesista onde junto com outros colegas na formação de residentes médicos de anestesiologia.
Sou pós-graduada em Envelhecimento Saudável/Modulação Hormonal/Medicina Nutricional e Implantes Hormonais.
Os serviços médicos precisam de um espaço de confiança, aconchegante e bem estruturado para serem realizados. E é por isso que meu consultório está localizado na Verde Esmeralda SPA, na Rua Jorge Tzaschel, nº 132, bairro Fazenda, em Itajaí/SC.