O envelhecimento precoce tem se tornado uma grande preocupação para as mulheres modernas. Os primeiros sinais de que o corpo está a envelhecer surgem cada vez mais cedo e em idades ainda muito tenras.
Apesar do processo de envelhecimento ser algo absolutamente natural, este não tem porque acontecer prematuramente, muito menos manifestar efeitos secundários tão devastadores, como é o caso da menopausa precoce, depressão, excesso de peso, Alzheimer, entre outros.
No entanto, o estilo de vida tão desarmonioso que a maioria de nós vive nos dias atuais, naturalmente resulta em um corpo prematuramente envelhecido.
O nosso corpo é um complexo extremamente sábio, com a capacidade de se comunicar conosco, expressando suas necessidades e problemas, quando há algum. Portanto, é importante ficar atento aos sinais.
Mais importante do que a idade cronológica, é a idade biológica, ou seja, a idade metabólica que o nosso corpo apresenta. Cronologicamente podemos ter 35 anos, mas biologicamente nosso corpo pode apresentar uma idade de 45, muito acima.
E, uma maneira muito simples de avaliar a idade biológica, assim como um potencial envelhecimento precoce, é através dos sinais que vão surgindo na parte externa do seu corpo.
Sinais de envelhecimento precoce
-
Rugas e linhas finas
À medida que vamos envelhecendo, nossa pele vai perdendo elasticidade, devido à diminuição da produção de colagénio e elastina (proteínas que dão estrutura e elasticidade às células da pele) levando ao aparecimento das famosas rugas.
As principais causas que se encontram por trás desta redução da síntese de colagénio e elastina são: diminuição dos níveis de estrogénio(relacionados com a menopausa), tabaco, desidratação, falta de sono, maus hábitos alimentares, exposição solar e stress.
-
Marcar nos olhos
O inchaço que aparece por baixo dos olhos pode ocorrer devido a variadas causas, tais como falta de sono (uma das principais causas do envelhecimento precoce), problemas na tireoide e/ou glândulas supra renais, alergias e retenção de líquidos.
Este sinal demonstra que algo pode não estar funcionando muito bem dentro do nosso organismo a nível metabólico o que, consequentemente, poderá desencadear um envelhecimento precoce.
As pálpebras descaídas manifestam a presença de stress oxidativo, o que significa que existe um desequilíbrio na relação entre radicais livres e antioxidantes – este últimos deverão estar presentes em maior quantidade de modo a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e aparecimento de diversas doenças crónicas.
-
Pele flácida
Geralmente, a pele flácida começa a surgir por volta das “maçãs do rosto”, pescoço, pálpebras e, mais tarde, à volta do nariz e da boca. Esta flacidez da pele pode ser causa do envelhecimento em si, danos solares, genética, oscilações de peso e maus hábitos alimentares.
Estes são alguns dos sinais que caracterizam o processo de envelhecimento, algo que naturalmente faz parte do ciclo de vida de um corpo humano. Contudo, o problema surge quando estes sinais começam a aparecer demasiado cedo, demonstrando que um envelhecimento precoce e rápido está a acontecer no seu corpo, o que claramente aponta consequências estéticas, mas muito mais grave, consequências a nível da saúde.
Dra. Alessandra Leite: implantes hormonais, medicina nutricional, emagrecimento e hipertrofia para mulheres
Hoje, aos 44 anos, sou uma médica experiente, tendo atuado há mais de 15 anos em diversos hospitais e clínicas renomadas como clínica geral e anestesista.
Atualmente, sou chefe do centro cirúrgico do Hospital referência Marieta Konder, localizado em Itajaí/SC, onde atuo, junto com outros médicos sócios, na orientação e formação de residentes médicos de anestesiologia.
Sou pós-graduada em Envelhecimento Saudável/Modulação Hormonal/Medicina Nutricional e Implantes Hormonais.
Os serviços médicos precisam de um espaço de confiança, aconchegante e bem estruturado para serem realizados. E é por isso que meu consultório está localizado na Verde Esmeralda SPA, na Rua Jorge Tzaschel, nº 132, bairro Fazenda, em Itajaí/SC.